Este é um princípio das artes marciais. A idéia aqui é que, diante de um ataque, seja feita uma defesa adequada seguida de um contra ataque. Ou seja, primeiro vem o ataque e depois a reação. Defender e contra golpear.

Considerando o nosso cotidiano que, mecanismo é esse?

Trata-se do mecanismo de aguardar os acontecimentos. Esperar os desdobramentos e definição das situações e, diante do estabelecido, criar a resposta mais adequada. Sendo necessário adaptação, flexibilidade e acomodação ao cenário do dia a dia. Assim, aprendemos a responder, reagir às situações.

O nosso movimento é tardio. Esperamos para ver o que acontece e depois nos posicionamos. Neste modelo, somos reféns das situações. Não há como fugir. Adaptar é necessário. Não há protagonismo nem auto liderança.

Por outro lado, oferece muito repertório, capacidade de superação e aprendizado. Aprendendo a seguir, perceber e interpretar os eventos. Elementos essenciais para ser possível alcançar o próximo nível. Sen No Sen.

Go No Sen é, provavelmente o modelo que mais acontece ao longo da vida. Pode não ser confortável. Talvez traga a sensação de limitação e de não ter controle mas, é fundamental para o Caminho da Auto Liderança.

Por enquanto é isso.

Agradeço a todos os que estão juntos.

Tratem-se bem.

Ricardo Kanashiro

  • Coaching, Aconselhamento, Psicanálise.
  • Constelação Familiar e Corporativa.
  • Microkinesitherapie.
  • Aikido, Karate, Espada Japonesa.
  • Treinamentos Corporativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *