Hoje, quero falar sobre a perfeição e o momento da ação. Muitas vezes, ficamos muito preocupados em deixar tudo planejado, organizado, pronto. Pois queremos apresentar e evidenciar o melhor de nossos trabalhos e projetos, o que não deixa de ser, de fato, uma preocupação relevante.

No entanto, qual é o time certo para que possamos apresentar algo? Em primeiro lugar, isso não significa, necessariamente, que tudo tem de estar pronto. Nós podemos, ao contrário, aprender fazendo. Há mais de 20 anos, por exemplo, leciono o Aikidô. Há mais de dez anos, trabalho com desenvolvimento espiritual e humano. E, ao longo deste período, fui buscando e coletando muitas informações.

E, ainda assim, me vejo com pensamento de aprendiz, recheado de curiosidade: o quanto eu posso descobrir e aprender cada vez mais. Com isso, me pergunto, às vezes, como é possível colaborar com as pessoas, sendo que ainda tenho muito a explorar? Aprender fazendo é a resposta. Por isso, ao seguir sua paixão, jamais fique recolhido, encolhido. Não fique estudando, preparando, pensando e planejando; vivendo no mundo da mente. É preciso, ao invés disso, aplicar.

O conhecimento precisa ser posto em prática; a experiência tem de ser compartilhada. Afinal de contas, só podemos evoluir, verdadeiramente, se compartilharmos nossas experiências e nos permitirmos ser desafiados pela vida. Com isso, podemos adquirir mais conhecimento e informação. Nós crescemos e ajudamos, simultaneamente, os outros. Todos evoluímos juntos.

Assim, lhe pergunto, novamente, qual o momento exato da ação? O momento em que você começa a compartilhar; a confiar mais em si mesmo e acreditar que você tem algo para dividir com os outros. Aceitar que o que você tem já é o bastante para iniciar; para colaborar com as pessoas que ainda não tiveram acesso à informação que você tem e apreendeu.

Portanto, mesmo que, ainda, você se sinta incompleto, estimule sua própria curiosidade, desenvolva-se; aplique-se. Dedique-se e estude, mas também compartilhe. E não perca muito tempo. Não perca tempo nenhum. Auxilie outras pessoas a anteciparem seu processo de autodesenvolvimento com um pouco de informação a mais. E, acima de tudo, ajude a você mesmo a se desenvolver e a crescer.

Agradeço a sua presença.
Se cuida bem.
Abraços.

Ricardo Kanashiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *