Para pessoas que não estão acostumadas, o ambiente de treinamento das Artes Marciais, principalmente as de origem oriental, pode parecer excessivamente formal: pessoas realizando intermináveis reverências, cumprimentos e cerimônias, muitas vezes numa atitude que pode parecer – em uma primeira avaliação – de subserviência ou de adoração à uma religião exótica.

Da mesma forma que em nosso convívio social cotidiano desenvolvemos regras elementares de respeito e consideração aos demais, dentro do Dojô (local de treinamento) esta necessidade acaba por se tornar imperiosa, na medida em que nossa integridade física pode estar sendo colocada em risco.

Na prática do Aikidô, atacamos e somos atacados, procurando desenvolver instintivamente um conjunto de ações e reações aos estímulos do meio ambiente que nos permitem integrar-se às forças do Universo. Sem um compromisso de respeito, de sinceridade na hora de nos dedicarmos a esta prática, jamais poderemos colher os frutos da espontaneidade, que é no fundo a  origem de nossa  verdadeira força.

Nas palavras de Mitsugi Saotome Shihan “é a corrente subjacente de etiqueta e comportamentos sociais que nos permitem praticar em segurança, disciplinar e redirecionar as reações agressivas e desenvolver compaixão e respeito”.

Procure desenvolver desde o primeiro contato com este novo ambiente o exercício da curiosidade: é ela que permite descobrir o porquê das coisas. E do entendimento do significado das coisas esperamos nem fé cega, nem adoração, mas única e exclusivamente respeito.

Com tudo o que foi esclarecido até este momento, fica claro que o Aikidô não pode e nem deve ser visto como uma religião, mas sim como uma disciplina mental que nos permite desenvolvimento como seres humanos.

Em momento algum sinta-se obrigado a aderir a qualquer doutrina religiosa ou filosófica em particular. Mais uma vez usando as palavras de Mitsugi Saotome Shihan “tenha em mente que toda a vez que se inclinar em reverência, este não é um ato religioso, mas sim uma demonstração de respeito à Inteligência Criativa Universal que reside em cada um de nós”.

Favor Prestar Atenção 

  • Artes Marciais sempre começa e termina com um cumprimento: faça-o ao chegar e sair do Dojô – Dojan (local de treinamento). Todo relacionamento e prática inicia-se com um por favor (ou o-negai shimasu) e termina com um muito obrigado (ou arigatoo gosaimashita).
  • Sempre cumprimentar o Kamiza, (o altar), ao entrar e sair do tatame.
    Procure ser pontual e respeitar os horários de treinamento, seja ao chegar, seja para sair do Dojô – Dojan. Na impossibilidade de fazê-lo, solicite ao instrutor da aula autorização para sua admissão ou saída.
  • Não entre no Dojô – Dojan com relógio, pulseiras, colares, brincos, piercings ou qualquer outro objeto que possa provocar acidente a você ou a quem esteja treinando com você.
  • Jamais entre no Dojô – Dojan comendo, mascando ou bebendo alguma coisa.
  • Não andar descalço pela academia, evitando assim levar sujeira para o Dojô – Dojan; também não ande calçado sobre ele. É  o nosso local de purificação.
  • O Professor deverá ser chamado por Sensei.
  • O aluno mais velho poderá ser chamado de Sempai ; e o aluno mais novo poderá ser chamado de Kohai.
  • Manter sempre o corpo limpo e o do-gi ou keiko-gi (Kimono), limpo e apresentável. Atenção especial ao asseio e corte das unhas das mãos e dos pés.
  • Durante a aula, mantenha-se sentado em seiza (sobre os joelhos) ou, com as pernas cruzadas. A coluna deve permanecer alinhada.
  • É importante manter o estado de atenção e concentração durante toda a aula, evite distrações.
  • Arte Marcial é alegria: treine com afinco e diversão. O único que temos para vencer é nosso próprio descontentamento. Aceite-se e não se leve muito a sério. Rir de si mesmo e de suas dificuldades nos relaxa melhorando nosso resultado.
  • Observe e controle sua respiração. Lembre-se de respirar pressionando o nó da faixa, no baixo ventre.
  • Para aprender, é preciso tentar; antes de pedir por ajuda, observe atentamente e treine bastante. O sensei passará por você no momento certo.
  • Nunca deixe um colega esperando por você.
  • Não passe entre duas ou mais pessoas, evitando assim cortar a energia que as liga. Se for indispensável passar pela frente de alguém, peça licença (o-negai shimasu)
  • Sempre cumprimente assim que o sensei concluir alguma explicação.
  • Mantenha limpos e em ordem o Dojô – (Dojan) e as demais instalações da Associação.
  • Cuide da segurança e conforto de todos no Dojô (Dojan).
  • A Associação e o Dojô (Dojan) são um pequeno laboratório das nossas vidas, onde treinamos e nos aperfeiçoamos continuamente. Dedicação e tempo trazem sempre o melhor resultado.

Vamos aprender com isso!!!
Existe uma extensa literatura relacionada ao AIKIDÔ e às Artes Marciais em geral em nossa biblioteca, que está à disposição para consulta.

1 – ichi (pronuncia-se itchi)
2 – ni
3 – san
4 – chi
5 – go
6 – roku
7 – shichi (pronuncia-se chitchi)
8 – hachi (pronuncia-se ratchi)
9 – kyuu
10 – juu

“Lembre-se que sempre haverá algo a perguntar se o seu espírito se mantiver aberto para aprender e que o conhecimento das coisas só tem real valor e significado na medida em que pode ser compartilhado com os outros”