Muitas vezes, sentimo-nos reféns de uma capacidade muito limitada de ação e, em geral, essa capacidade faz com que sejamos jogados de um lado para o outro. A métafora do Náufrago afogado é justamente esta: aquela pessoa que cai de um barco em meio a uma tempestade, em que as ondas do mar ficam jogando a pessoa de um lado para o outro. E, quando isso acontece, o ser humano entra em desespero. E tudo que queremos é somente sobreviver e respirar diante das turbulências e tormentos.

No entanto, e diferentemente do Náufrago afogado, o Náufrago surfista consegue imaginar que a onda (a mesma que nos atinge e derruba) pode servir-nos como um alerta para que consigamos antecipar sua quebra e alcançar o pico dela, o que nos possibilita enxergar um pouco além de onde estamos. E, quem sabe assim, nós consigamos aproveitar o momento da formação dessa onda e surfar nela, “fazendo” um jacaré. Afinal de contas, por que consumir tanta energia? Não seria mais fácil surfarmos e nos deixar levar?

Qual é a atitude que se tem diante de um momento tenso, turbulento? Em geral, você se sente tragado, jogado de um lado para o outro, sem muitas opções? Ou você consegue surfar um pouco, ao aproveitar a formação da onda, ir para o pico dela e olhar 360 graus para ver se tem alguma ajuda ou respaldo ao redor? Você consegue enxergar um pouco além dos muros da turbulência?

Costumo dizer às pessoas que o livre-arbítrio é uma grande falácia. Pois, se todos tivessem livre-arbítrio, todas as pessoas seriam ricas e saudáveis, parafraseando um amigo meu. No entanto, a questão é que nós, espiritual, mental, emocional e fisicamente, somos mais pobres e doentes do que ricos e com saúde. Se pudéssemos realmente ter um poder sobre o livre-arbítrio, nossas vidas seriam diferentes. Mas, talvez, você consiga exercer um pouco de escolha em alguns momentos.

Por isso, você pode eleger ser o Náufrago afogado ou surfista, nesses momentos. São através das pequenas escolhas que podemos mudar as respostas que oferecemos às situações, o que nos conduz a inimagináveis mudanças. Sendo mais, conseguindo mais, podendo mais. Todos nós podemos ir além do imaginado. É possível! Então, aproveite a formação da onda, surfe nela e aproveite as oportunidades e possibilidades de fazer melhor.

Agradeço a sua presença.
Se cuida bem.

Abraços.

Ricardo Kanashiro
Kuro Obi Coaching Program

10 sessões efetivas e transformadoras com o sensei Ricardo Kanashiro

bnr-site-post-99-chances

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *