O crítico é alguém que se atribui o poder ou alguém a quem eu atribuo o poder? A crítica é um ponto de referência de melhoria, de desenvolvimento, avanço. Não é porque você recebe muita crítica que você precisa mudar ou melhorar algo. Mesmo que você seja criticado por aquilo que tem feito, você está certo sob muitos aspectos.

É importante que você se dê esta confiança e convicção, pois a crítica sempre vai existir. Sempre vai haver alguém que critica algo ou alguém, a partir de um conhecimento diferenciado ou experiência distinta. Por outro lado, sempre haverá aquelas pessoas às quais atribuímos o poder. Poder de crítica, poder de influência. E para esses indivíduos, em particular, nós podemos manter ou destituir o poder.

Você não precisa sair correndo, sentir-se incapaz e intimidado. Sob a ótica das artes marciais, por exemplo, não existe perfeição, mas aperfeiçoamento. O caminho de aperfeiçoamento é perfeito. É provável que, na maior parte das coisas que você faz, seja, sim, possível melhorar. É possível, sim, fazer diferente, inovar e criar – com capacidade de adaptação e boa vontade.

Por isso, não olhe a crítica com desapontamento e tristeza. Não se jogue para baixo; não se afunde. Receba, ao invés disso, a crítica como um estímulo para semear bons frutos e fortalecer o seu centro, enquanto eterno aprendiz do caminho do autodesenvolvimento e dos desafios da vida.

Abraços.

Ricardo Kanashiro
Kuro Obi Coaching Program
10 sessões efetivas e transformadoras com o sensei Ricardo Kanashiro

bnr-site-post-99-chances

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *